Sejam muito bem vindos!

Banho e Tosa Mimo's atende seus clientes peludos com a maior qualidade e carinho!
Deixem recados e dicas que estaremos aqui para somarmos e crescermos juntos!

quinta-feira, 4 de março de 2010

"Doença do carrapato", vamos ficar ligados??

Chamada de Erlichiose, é uma doença infecciosa severa que acomete os cães, causada por bactérias do gênero Ehrlichia, sendo a principal a Ehrlichia canis. Sua incidência vem aumentando significativamente nos últimos anos, em todas as regiões do Brasil.
Esta infecção por carrapatos é normalmente benigna e assintomática, porém pode se agravar e provocar os seguintes sintomas, assim como em doenças virais: Febre alta, calafrios, perda de apetite e de peso, depressão, sangramentos pela pele, nariz e urina, vômitos, dificuldade respiratória ou ainda edema nos membros, dores de cabeça, dor muscular, aumento do fígado e aumento do baço. Este estágio pode perdurar por até 4 semanas e, ocasionalmente pode não ser percebido pelo proprietário. A fase subclínica é geralmente assintomática, podendo ocorrer algumas complicações tais como depressão, hemorragias, edema de membros, perda de apetite e palidez de mucosas. Caso o sistema imune do animal não seja capaz de eliminar a bactéria, o animal poderá desenvolver a fase crônica da doença.
A transmissão entre animais se faz pela inoculação de sangue proveniente de um cão contaminado para um cão sadio, por intermédio do carrapato. O parasita infecta os glóbulos brancos do sangue que são células de defesa do organismo.
A dica para prevenir a doença é manter seu cão sempre livre desses parasitas, utilizando produtos carrapaticidas ambientais e de uso tópico que são bastante eficazes, pois ainda não existem vacinas para esta enfermidade.
Então, gente, percebeu algo estranho com seu peludo, trate de levá-lo ao médico veterinário para fazer o tratamento adequado, com exame de sangue para rastrear esta terrível doença que é muito silenciosa e perigosa para seu amigão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário