Sejam muito bem vindos!

Banho e Tosa Mimo's atende seus clientes peludos com a maior qualidade e carinho!
Deixem recados e dicas que estaremos aqui para somarmos e crescermos juntos!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

ALGUMAS DICAS PRÁTICAS SOBRE COMO CUIDAR BEM DE UM CÃO

Muitas pessoas cuidam de cães, mas poucas cuidam BEM dos cães. Nosso intuito aqui é dar algumas dicas práticas sobre como cuidar BEM de um cão.

NA HORA DO BANHO... 

Seu cão está com carrapatos e pulgas ou algum problema na pele, como sarna? Então, POR FAVOR, NÃO ponha nele produtos químicos como: Creolina, Butox, etc. Esses produtos NÃO foram criados para usar no corpo de seu animal, mas sim, nos ambientes, com muita cautela e dosagens específicas. Existem produtos específicos para tratar dessas pragas não só no corpo do animal, como também no ambiente em que ele vive. Procure orientação de um veterinário para o bem de seu pet! Outra dica muito importante, é de proteger  com algodão os ouvidinhos dos peludos na hora do banho para que não entre água e cause problemas sérios de otite.

VACINAÇÃO

Você sabia que seu pet precisa tomar vacinas periódicas? Sim, não é apenas a vacinação de campanha contra raiva. Assim como nós, nosso animal precisa se prevenir contra viroses que podem atacá-lo de forma cruel, podendo o levar a óbito, caso não seja tratado devidamente. Nos primeiros meses de vida, ele deverá ser vermifugado e após 15 dias repetir a dose do vermífugo. Próxima etapa, a vacinação contra sinomose, parvovirose, leptospirose, etc... Doenças extremamente perigosas e fatais. Vacine seu cão, procure um veterinário, no caso de poucas reservas, existem postos da prefeitura que possuem ótimos profissionais na área de medicina veterinária. Aqui no Rio, temos:
  • Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaistman (posto da Mangueira), tel: (21) 2254-2100, site: http://www0.rio.rj.gov.br/ijv/index.shtm 
  • Centro de Proteção Animal da Prefeitura do Rio de Janeiro, que está instalado na Fazenda Modelo em Guaratiba na Estrada do Mato Alto, 5.620 Guaratiba, tel: (21) 3402-5417 / 3402-0388. O local é mantido legalmente pela Secretaria Especial de Proteção e Defesa dos Animais, oferecendo diversos tipos de serviços para seus animais domésticos.
Temos também a SUIPA  que é uma associação civil particular, sem fins lucrativos, de utilidade pública, que se mantém através da contribuição de seus associados, mas que também possuem profissionais qualificados, atendendo clinicamente e realizando cirurgias. O endereço é Av. Dom Hélder Câmara, 1801- Benfica, tel: (21) 3297-8777.
Trate seu animal como ele merece, dê a ele tudo que precisa para ser seu melhor amigo até seu último dia de vida, acredite!

INTELIGÊNCIA E SENTIMENTOS: 

Cuidar BEM de um cão implica em, primeiramente, despir-se daquela idéia de que um cachorro é somente um cachorro e deve ser tratado como tal. Para princípio de conversa, cachorros são EXTREMAMENTE INTELIGENTES, OBSERVADORES E PERSPICAZES.
É muito difícil enganar um cachorro com o qual se convive, porque eles aprendem a "ler" as nossas intenções e a premeditar as suas ações. Qualquer pessoa que realmente convive com um cachorro deveria prestar atenção a este fato. E a conclusão que se pode tirar disto é uma só: cachorros, além de inteligência aguçada, têm SENTIMENTOS.
Eles ficam magoados quando são traídos, ficam tristes quando apanham, ficam felizes quando recebem carinho, ficam desconfiados quando vêem alguma coisa estranha, ficam furiosos quando alguém tenta atacar o seu dono. Portanto, para começo de conversa, convença-se de que CACHORROS TÊM SENTIMENTOS E INTELIGÊNCIA MUITO ACIMA DA MÉDIA. Respeite os seus sentimentos e a sua inteligência.

FRIO, CALOR E DOR

Se você estiver convencido de que cachorros têm sentimentos e inteligência, é evidente que vai concordar que eles também sentem FRIO, CALOR e DOR, embora em níveis um pouco diferentes dos nossos. Portanto, não deixe seu cachorro dormindo ao relento, no vento, na chuva, sem sequer um tapete ou um pano para protegê-lo. Principalmente no inverno. ELE SENTE FRIO!!! Arranje uma casinha, forre com um tapete e coloque alguns panos quentinhos lá dentro. Eles gostam de fazer um "ninho" com os panos, e se aquecem com isto. Quanto mais curto for o pelo do cachorro, mais frio ele sente. Da mesma forma, não deixe seu cachorro no sol sem opção de ir para a sombra. Não coloque a sua casinha diretamente no sol de verão. ELE SENTE CALOR!!! Quanto maior o cachorro, mais calor ele sentirá. Cachorros grandes podem ter inclusive quedas de pressão e desmaios quando estiver muito calor. Não brinque ou corra, nem leve o seu cachorro para fazer exercícios extenuantes em pleno calor de verão. ELE PODE DESMAIAR. Cachorros têm uma tolerância muito maior do que a nossa para a dor. Assim, se você ouvir um cachorro ganir de dor, tenha certeza de que está doendo MUITO. Para um cachorro ganir de dor, a dor que ele está sentindo é tanta que um ser humano não agüentaria sem desmaiar. Portanto, respeite e esteja alerta aos sinais de dor de seu cachorro. Ao mesmo tempo, não faça nada que possa trazer dor ao seu cão, porque ele só reclamará quando não agüentar mais. Coleiras muito apertadas, unhas cortadas muito rentes, feridas abertas, tudo isto causa dor. Trate o cachorro como trataria a si mesmo.

FOME E SEDE

Não há nada pior neste mundo do que sentir fome ou sede. Alimente o seu cachorro corretamente: filhotes até 8 meses devem ser alimentados 4 vezes por dia. Acima de 8 meses, passe para 2 vezes por dia. NUNCA dê menos de 2 refeições por dia para o seu cachorro.
Cães que comem uma única vez ao dia, ou menos do que isso, ficam agressivos, fracos, sujeitos a doenças e com graves problemas intestinais. É MENTIRA A CRENÇA DE QUE CACHORROS MAL ALIMENTADOS CUIDAM MELHOR DA CASA. Eles entram na fase de desespero, e atacam tudo o que possa representar comida, inclusive os donos.
Da mesma forma, cachorros com sede ficam com problemas renais graves. Cachorros (assim como todos os animais, inclusive nós) adoram água limpa. Só em último caso eles tomam água suja. Portanto, mantenha uma vasilha grande e com água sempre limpa para o seu cão. Troque a água várias vezes ao dia, mesmo que ela pareça limpa.

SAL E TEMPEROS

Sal e temperos são verdadeiros venenos para os cachorros. Cachorros não devem comer comida de gente. Eles devem comer ração pura, ou comida especialmente preparada para eles (sem sal nem tempero), ou uma mistura das duas.
As rações já têm a quantidade de sal necessária para o bom funcionamento do organismo canino. Não há necessidade de acrescentar sal nem tempero nas comidas feitas para os cachorros.
Alimentação com excesso de sal ou temperos causa queda de pêlos. Um cachorro normal só perde pêlo em grande quantidade no final do inverno e entrada do verão. Qualquer outra grande perda de pêlo pode indicar que a alimentação está errada.
A única e honrosa exceção aos temperos é o ALHO, que pode ser usado na comida dos cachorros porque é vermífugo (ajuda na eliminação dos vermes). Entretanto, não são todos os cachorros que gostam do cheiro e do gosto do alho na comida. Portanto, use com cuidado.
Veja, na seção "Dicas: plantas medicinais", algumas plantas que podem ser úteis no tratamento de vários problemas de saúde dos cachorros. São plantas fáceis de cultivar em casa.

DESVERMINAÇÃO PERIÓDICA

Todo e qualquer cachorro, independente do tamanho, raça ou local onde é criado cria vermes. O período pode variar de 2 a 6 meses, mas TODOS ELES desenvolvem vermes no aparelho digestivo, e VERMES MATAM.
Assim, uma desverminação periódica é necessária e obrigatória para a boa saúde do animal. Cachorros criados em ambientes mais limpos levam mais tempo para desenvolver vermes. Um período de 3 a 4 meses entre as aplicações dos vermífugos normalmente resolve o problema.
Vermífugos de largo espectro devem ser comprados somente em farmácias veterinárias e custam caro. A quantidade de comprimidos a ser administrada muda conforme o peso do cachorro. Assim, se você vai pagar caro por um medicamento, faça com que ele seja eficiente. NUNCA ADMINISTRE UMA QUANTIDADE DE COMPRIMIDOS MENOR DO QUE A INDICADA, porque neste caso não servirá para nada.
NÃO USE VERMÍFUGOS INJETÁVEIS. Qualquer erro na dose pode ser fatal, o ideal é utilizar vermífugos em comprimidos, na dúvida, peça orientação de um veterinário. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário